Qual direito das gerações futuras?

alt

Artigo 1º – As futuras gerações têm direito a uma terra incontaminada e sem danos, e a uma participação na base da história humana, da cultura e das normas sociais que fazem de cada geração e de cada indivíduo, um membro da família humana.


Artigo 2º – Cada geração, no uso e na herança da Terra, é depositária da confiança das futuras gerações, e tem o dever de prevenir danos irreversíveis e irreparáveis para a vida na Terra e para a liberdade e dignidade humanas.


Artigo 3º – É, entretanto, da maior responsabilidade de cada geração, manter-se constantemente vigilante e prudente em relação aos distúrbios e modificações tecnológicas que afetem adversamente a vida na Terra, o equilíbrio das natureza e a evolução da humanidade, no sentido de proteger os direitos das futuras gerações.


Artigo 4º – Todas as medidas apropriadas, inclusive educação, pesquisa e legislação, devem ser tomadas para garantir estes direitos e assegurar que eles não serão sacrificados por expedientes e conveniências do momento.


Artigo 5º – Governos, organizações não governamentais e indivíduos são solicitados, assim, a promover imaginativamente estes princípios, como se estivessem realmente na presença destas futuras gerações, cujos direitos buscamos estabelecer e perpetuar.”


Introdução e publicação no Correio do Povo, jornal de Porto Alegre, pelo jornalista Ney Gastal em 8/10/1978, na matéria de página inteira sobre o 1º Simpósio Nacional de Ecologia realizado em Curitiba, PR: “Afinal, quem se preocupa com o meio ambiente?”

© 2017 Instituto Brasileiro de Florestas. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper